Lançamento de “Crocodilos, Satíricos e Humoristas involuntários: ensaios de história cultural do humor”, de Elias Thomé Saliba

Crocodilos, Satíricos e Humoristas involuntários: ensaios de história cultural do humor, de Elias Thomé Saliba (Editora Intermeios,PPGHS/USP)

Lançamento: 14 de junho de 2018, das 19:30 as 21:30, com mini-palestra do autor, no CPF-SESCSP, (Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4andar, Edifício da FECOMERCIO, Bela Vista, São Paulo SP)

Inscrições na internet até 13/6, no site do CPF do Sesc. Mais informações em  https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/crocodilos-satiricos-e-humoristas-involuntarios

Piadas podem produzir revoluções? Qual o papel da sátira em sociedades com esferas públicas ainda mal ajambradas?Num país onde a realidade, antes de ser trágica, já é engraçada, por que ninguém quer ser humorista?

Analisando o humor soviético, as crônicas jocosas de um tal Sérgio Buarque dos Países Baixos, a sátira em Lima Barreto ou os dilemas da identidade do comediante no país da piada pronta, o historiador Elias Saliba nos convida para uma divertida sondagem em territórios ainda pouco explorados de uma história cultural do humor.Um livro que nos ensina que piadas, sátiras e chistes, dificilmente desentranhados de registros efêmeros e dispersos, ocultos pelo manto da familiaridade inocente ou do riso burlesco, constituem importantes códigos culturais. E o mais surpreendente: a comédia já faz parte da vida brasileira e, embora nem sempre conduza ao riso libertador, sugere que o único pacto social que nos une, e até já funciona nestas plagas, é o humorístico.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Lançamentos, Todas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s